quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bezerros, cidade do papangu e da serra negra, onde todos podem conhecer suas belezas

Foto/Divulgação

Por Katarina Cunha


Em 1740 existia uma família de fazendeiros que morava na região onde hoje se encontra o município de Bezerros. Os irmãos José e Francisco Bezerra foi quem deu inicio aos primeiros imóveis, construindo assim também uma capela, que surgiu por causa de uma promessa feita a São José, pelo desaparecimento do filho mais novo de um dos irmãos Bezerra. O menino que se perdeu na mata, e milagrosamente foi encontrado, fazendo com que cumprissem a promessa de construir uma capela, onde hoje está erguida a Igreja Matriz. Atualmente a cidade de bezerros tem uma população de 60 mil habitantes, é conhecida principalmente pela tradição dos Papangus e pela beleza natural da Serra Negra, e muito mais.


Bezerros têm as histórias dos causos Nordestinos contados através das Xilogravuras e Cordéis, que são feitas por J. Borges. Tem Também toda irreverência e arte das máscaras que ilustram os carnavais do município feito por Lula Vassoureiro. Para quem quer conhecer um pouco mais da cultura da cidade pode visitar o Museu do Estado de Pernambuco que retrata bem os costumes do povo bezerrense e de outros municípios.


Lá nesse lugar, chamado Serra negra que faz parte do município de Bezerros, podemos encontrar atividades de turismo de aventura, como trilhas, cruzeiros, matas, arvorismo, grutas, rapel, tudo isso localizado em um parque ecológico que tem preservação ambiental. O Parque Ecológico já diz tudo pelo seu nome, um lugar que podemos nos divertir de diversas formas, destacando por sua fauna e flora, além das paisagens exóticas que podemos admirar.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bonito não é só no nome

Por Izabella Viana

Documentário Turismo Pé na Estrada

A cidade recebeu o nome devido a sua beleza. Foi batizada por caçadores que percorriam as florestas e se deparavam com a beleza dos riachos. O Município foi palco de muitas revoltas, onde vários habitantes foram mortos.


Bonito foi emancipado no dia 3 de julho de 1895, onde hoje se tornou umas das mais visitadas cidades turísticas do Estado de Pernambuco, conhecida como cidade das águas. Os turistas se deparam com cachoeiras, riachos, barragens, bicas, furnas, praticam esportes de aventura entre outros. Além de poder conhecer os Engenhos Verde e Barra Azul, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de São Sebastião, a Capela de Nossa Senhora de Mont Serrat e o Núcleo Colonial do Rio Bonito.


Durante o ano, a cidade oferece algumas festas tradicionais como: Carnaval (com a apresentação do Bumba-meu-boi); Vaquejada; Comemoração da Emancipação Política; São João; Cavalhada e Vaquejada.

sábado, 17 de outubro de 2009

Gravatá: O município

Foto/Divulgação


Por Ana Carla

Em 1808, uma fazenda chamada Gravatá, ocupava toda área do município. Pertencente ao Senhor José Justino de Miranda. Ela servia como hospedagem para os viajantes que comercializavam produtos embarcados do Recife ao interior. Após dois anos, o Senhor Justino construiu uma capela sob invocaçao de Sant'Ana, mas só foi concluída em 1822,por seu filho João Felix Justiniano. A partir daí, pelas mediações 100 lotes foram vendidos e assim surgindo o primeiro povoado de Gravatá.

Atualmente, conhecida como "Suíça Pernambucana" por possuir o melhor clima do Estado, chegando aos 15°, indicado como o melhor clima do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS). Gravatá oferece uma diversidade de atrativos, contando com a prática de diversos tipos de turismo. Podendo ser visitado em lugares como: Feira Livre, Polo Moveleiro, onde apreciamos e compramos os melhores móveis e artesanatos da região, Museu da Cidade, Passeios à cavalos no Haras, Andar de quadricículos nas fazendas, não podendo faltar o Alto do Cruzeiro. Símbolo da cidade, escolhido pelos moradores. Lá, fica um dos pontos mais altos de Gravatá, tendo uma visão panorâmica da cidade, com a presença da estátua do Cristo Redentor.

Além desses atrativos, Gravatá comemora muitas épocas festivas, que ninguém pode deixar de ir. Chegando a ter 120 mil pessoas nesses períodos.As mais conhecidas são: São João, Semana Santa,Festa do Morango,Festival de inverno, entre outros.Além de Vaquejadas e shows fora de época.