quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vitória de Santo Antão

Foto/Divulgação


Por Katarina cunha

O município fica localizado na Zona da Mata Sul do Estado, e a distancia do Recife até a cidade é de apenas 51 km, se situando logo após do município de Bonanza. Falando nisso, o surgimento de Vitória de Santo Antão não foi muito diferente de outros municípios, surgiu por volta de 1783, e já possuía uma capela e um pequeno povoado. Lá foi travada a batalha das Tabocas, entre luso-brasileiro e o povo flamengo.

Para quem quer fazer turismo, a cidade conta com alguns pontos turísticos que fazem parte da história do município, como: monte das Tabocas, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Sobrado do Mourisco e outros. Já na parte da folia a tradição corre por conta dos blocos carnavalescos que se dividem em grupos, construindo suas alegorias, com jornais, tintas e gomas, fazendo assim uma rivalidade sadia entre seus integrantes dos clubes e moradores. Os mais conhecidos são os clubes o Camelo e o Leão, o vermelho e o verde do camelo não se mistura com o amarelo e o azul do leão, e assim torcedores fanáticos se transformam nessa época do ano, transformando a cidade em uma verdadeira festa.

Esse Município é bastante conhecido por ser umas das maiores produtoras de aguardente “a cachaça”, sendo elas exportadas para diversos continentes. A cidade de Vitória emprega em sua região uma das maiores empresas que fabrica a cachaça no Brasil, a tão conhecida PITÚ, que faz parte da atividade econômica da região, já que essa economia é baseada na agroindústria.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A cidade do Xaxado

Foto/Divulgação

Por Izabella Viana


Serra Talhada é conhecida como a capital do xaxado. É a terra natal de Lampião, cidade pólo em saúde, educação e comércio da região.


A cidade é o quarto pólo médico de Pernambuco, possui vários hospitais, entre eles o HOSPAM, hospital regional bem modernizado que conta até com um heliponto.

Serra Talhada tem diversos pontos turísticos como: A Serra que leva os visitantes ao topo do Cruzeiro e deu origem ao nome da cidade.Da Serra, os turistas podem ter visão de toda cidade e de parte do Vale do Pajeú. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e Igreja Nossa Senhora do Rosário que chamam atenção devido a sua estrutura e beleza.


O município também se destaca pelos seus eventos como: O SerraFolia (carnaval fora de época que ocorre no mês de janeiro); O Abril-Teatro & Danças pelo Centro Dramático Pajeú; O Aniversário da cidade (comemorado dia 6 de maio); O Encontro Nordestino de Xaxado (evento que acontece geralmente no mês de maio); A EXPOSERRA (no mês de Julho); Exposição de Animais (normalmente no mês de Agosto); A Festa da Padroeira (tem início no fim de agosto e dura até a segunda semana de setembro) e a Parada da Diversidade.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cidade do Mestre Saúba

Foto/Divulgação

Por Ana Carla

Ainda pouco conhecida, Carpina é rica de artistas-artesãos. E se tornou mais evidente por ter um dos Mestres das artes: O Mestre Saúba. Um mamulengueiro e criador de peças em madeira que retratam as figuras do nordeste. A cidade fica na Zona Mata Sul de Pernambuco numa distância de 44 km para o Recife.

Outro ponto que se torna popular é a época do São João. A cidade recebe milhares de visitantes de todos os lugares, para saborear a gastronomia típica do nordeste e admirar as apresentações dos bacamarteiros. Junto em destaque a banda de pífano. Nesse período essas são as maiores atrações.

Mas, como toda cidade não tem somente um destaque, podemos visitar em qualquer período outros pontos turísticos que são bem frequentados. Assim temos:Igreja de São Sebastião, Estação Ferroviária, Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Cidade, Fazenda Engenho Cordeiro, Praças: Cívica Solon Alves de Mendonça, São José, dos Emancipadores, entre outros, que só visitando para descobrir e se divertir.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mais um ponto certo no Estado de Pernambuco

Foto/Divulgação
Por Francina Gurgel

Surubim tem sua história passada por anos, onde o seu princípio se teve em uma fazenda de criação de gado. A partir desse ponto, vamos descobrir como tudo se concretizou: Uma casa de oração construída por Lourenço Ramos que serviu para missas dominicais conduzida pelo Padre Português Antônio Alves da Silva , em 1864. Depois, foram-se edificadas algumas casas de rancho e descanso para viajantes. Após um tempo esse oratório se transformou em uma capela, em 1870. Já em 1881, que o local foi crescendo foi criado a Paróquia de São José de Surubim, em homenagem, por ter sido o santo invocado desde a casa de oração, daí chegou o primeiro padre que veio de Bom Jardim, José Francisco Borges, e a partir disso, o lugar teve que ter um nome, e pra quem quer saber, é fácil, uma onça entrou na fazendo do Sr. Lourenço, e comeu o boi chamado Surubim, onde hoje se encontra o atual município.



Distrito criado com a denominação de Surubim, pela lei municipal nº 3, de 27-04-189, reúne as melhores festas em um só espaço, e com a presença de vários turistas. Na cidade você tem festas como Vaquejadas- por ter uma das mais antigas e tradicionais do mundo, sendo conhecida como a capital da vaquejada, a Festa do Gado - festa típica realizada na segunda semana de setembro, que chega a atrair cerca de 50.000 visitantes, o carnaval – começando após a quarta-feira de cinzas durando até o domingo pós-carnavalesco, e é aí que a cidade recebe em torno de 25.000 visitantes por dia, e entre festas temos as músicas, que ficou imortalizada nos versos da de Quinteto Violado e da dupla de forró Sirano e Sirino.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pesqueira, conhecida pelas belas Rendas Renascença

Foto/Divulgação

Por Katarina Cunha

O alpinismo foi um termo aplicado para popularizar a palavra Montanhismo, que é a prática de subir montanhas com escaladas ou caminhado, sendo uma forma de turismo de aventura ecológico. Podemos encontrar esse tipo de esporte a 215 km do Recife, no município de Pesqueira. Essa atividade pode ser realizada nas Serras que se encontra pela região, uma delas é a serra do Gavião, com os seus 755 metros de altura, onde no passado serviu de esconderijo para cangaceiros.

E Pesqueira não se resume só a serras, o turista também pode se deliciar com um maravilhoso banho na cachoeira do Vale das Cascatas, com 6 metros de altura, e assim aproveitar para conhecer a Serra de Minas, que tem árvores Centenárias, e lagos, formando um passeio irresistível.

O município também é bastante conhecido pelas suas rendas de Renascenças, que gera boa parte da economia da cidade, com seus lindos bordados, atraindo ainda mais os turistas para conhecer ou voltar à cidade.




quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A terra do côco de roda

Por Izabella Viana

Foto/Divulgação
Arcoverde é uma cidade do interior de Pernambuco conhecida como o berço dos tradicionais grupos de côco de roda do Estado.

Situada há 252km de Recife, o Município oferece aos turistas grande aprendizado em sua cultura e monumentos como: Cinema Rio Branco (o mais antigo em funcionamento do Brasil); Morro da Santa Cruz (onde os turistas podem encontrar uma das mais lindas vistas da cidade); Fazenda Araras (que ainda guarda pinturas rupestres indígenas em Pedras); A Casa do Cardeal Arcoverde (que guarda a memória do primeiro Cardeal da América Latina); Alto do Cruzeiro (onde se concentra o grupo de samba de côco Raízes de Arcoverde).

Arcoverde também se destaca pelas suas festividades durante o ano como: Carnaval dos Bois, a Festa de São José, Arcofest, Fenospe, Festival Calangotango, Festa do Agricultor, Celebração do samba de côco, Expoarc, entre outros eventos super badalados.Venha conhecer uma das mais agitadas cidades do nosso Estado!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Longe, mas vale a pena visitar!

Foto/Divulgação

Por Ana Carla

A 722 km do Recife, o equivalente a quase 12horas de viagem, Petrolina é um dos últimos municípios de Pernambuco. Centrada na região de São Francisco, onde antes era apenas o ponto que viajantes que atravessavam o Rio São Francisco para chegar em Juazeiro, na Bahia. Daí, o local ficou conhecido como a Passagem do Juazeiro.

Hoje, a cidade contém uma variedade de frutas tropicais, levando em conta a manga, uva, abacaxi, melão, banana, entre outras, que são exportadas para muitos países. Além de uma estrutura econômica própria, no turismo a cidade não deixa a desejar. Um município que oferece desde praias a séries de atrações culturais e gastronômicas.
O turista não pode deixar de conhecer lugares como:

A Orla do São Francisco: Um ponto de encontro que dispõe de diversos serviços desde bares, diversão para criançada, à shows artísticos.

Barragem de Sobradinho – Sua maior atração é por ter o maior lago artificial do mundo.

Ilha do Rodeadouro - Aqui se encontra as praias propícias para banho .

- Ilha do Fogo – Seu ponto turístico convém do mirante onde podem apreciar a grandeza do Rio São Francisco e as belezas das cidades de Petrolina e Juazeiro.

- Ateliê de Ana das Carrancas – A famosa ceramista Ana Leopoldina, a Ana das Carrancas, que ficou conhecida por fazer carrancas em barro.

- Museu do Sertão - Acervo de documentos históricos, como: instrumentos indígenas, peças sacras e objetos típicos do uso de cangaceiros, boiadeiros, antigos coronéis e pescadores.

Serra da Santa - Local onde existe uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, muito visitada por fiéis.

Concha Acústica - Tem palco elevado e arquibancadas com capacidade para cinco mil pessoas.

Fazendas Vinícolas - Onde é produzido o vinho do São Francisco.

Petrolina tem tudo isso e muita mais. Então programe sua viagem e Pé na Estrada.

Caruaru a cidade do forró!

Foto/Divulgação
Por Francina Gurgel

Como falar da capital do Agreste afinal, a sua importância regional deu esse nome ao município de Caruaru. Um celeiro de artistas, onde todos têm sua história e o seu reconhecimento. O lugar que deu asas a escritores, músicos, poetas, artesões, como por exemplo Álvaro Lins, o Mestre Vitalino e muitos outros. Ao sair a destino desse lugar, não podemos esquecer os pólos de confecções, que pessoas de vários estados se deslocam para imensidão encontrada nas inúmeras pequenas e médias empresas artesanais, e de roupas e acessórios, onde se compra mais barato, e por consequência tem uma grande demanda de distribuição por possuir uma ótima localização geográfica.

Terra de várias personalidades, e sem dúvidas para quem conhece, povo sem "meias palavras", mas extremamente acolhedor. O estado de Pernambuco é rico demais, podemos tirar informações maravilhosas dos municípios, em Caruaru o que se destaca é o São João, a população se prepara todo o ano para a chegada de turistas que lotam o município, o Alto do Moura é um exemplo, ali se reuni milhares de artistas, que trabalham diariamente a cultura nordestina, onde os artesões se concentram para continuar honrando o maior centro de Artes Figurativas das Américas.

Os ateliês são feitos nas próprias residências dos vendedores, tornando assim uma comunidade familiar, onde todos se ajudam, e transforma o barro em arte. Sendo que é nesse lugar que ferve quando chega no mês de junho, os comerciantes lucram, e os turistas se encantam com o carinho e talento desses trabalhadores e além disso, há uma diversidade de shows preparados pela prefeitura, onde podemos dizer que lota o Alto do Moura, e rola a festa até o sol nascer, e olhe que no outro dia tem mais, mas o pique não para, e a festa continua durante todo o mês. Mas Caruaru tem muito mais para quem quer curtir as atrações turísticas, tem a Casa Museu Mestre Vitalino, que foi um grande ceramista e lá residiu o mestre e a sua família, tem Casa Museu Mestre Galdino, também ceramista e poeta, onde ilustra a exposição dos seus trabalhos e a vida e obra do artista, paro por aqui, atrações você encontra muitas, e esses Museus citados são encontrados no Alto do Moura.