segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caruaru a cidade do forró!

Foto/Divulgação
Por Francina Gurgel

Como falar da capital do Agreste afinal, a sua importância regional deu esse nome ao município de Caruaru. Um celeiro de artistas, onde todos têm sua história e o seu reconhecimento. O lugar que deu asas a escritores, músicos, poetas, artesões, como por exemplo Álvaro Lins, o Mestre Vitalino e muitos outros. Ao sair a destino desse lugar, não podemos esquecer os pólos de confecções, que pessoas de vários estados se deslocam para imensidão encontrada nas inúmeras pequenas e médias empresas artesanais, e de roupas e acessórios, onde se compra mais barato, e por consequência tem uma grande demanda de distribuição por possuir uma ótima localização geográfica.

Terra de várias personalidades, e sem dúvidas para quem conhece, povo sem "meias palavras", mas extremamente acolhedor. O estado de Pernambuco é rico demais, podemos tirar informações maravilhosas dos municípios, em Caruaru o que se destaca é o São João, a população se prepara todo o ano para a chegada de turistas que lotam o município, o Alto do Moura é um exemplo, ali se reuni milhares de artistas, que trabalham diariamente a cultura nordestina, onde os artesões se concentram para continuar honrando o maior centro de Artes Figurativas das Américas.

Os ateliês são feitos nas próprias residências dos vendedores, tornando assim uma comunidade familiar, onde todos se ajudam, e transforma o barro em arte. Sendo que é nesse lugar que ferve quando chega no mês de junho, os comerciantes lucram, e os turistas se encantam com o carinho e talento desses trabalhadores e além disso, há uma diversidade de shows preparados pela prefeitura, onde podemos dizer que lota o Alto do Moura, e rola a festa até o sol nascer, e olhe que no outro dia tem mais, mas o pique não para, e a festa continua durante todo o mês. Mas Caruaru tem muito mais para quem quer curtir as atrações turísticas, tem a Casa Museu Mestre Vitalino, que foi um grande ceramista e lá residiu o mestre e a sua família, tem Casa Museu Mestre Galdino, também ceramista e poeta, onde ilustra a exposição dos seus trabalhos e a vida e obra do artista, paro por aqui, atrações você encontra muitas, e esses Museus citados são encontrados no Alto do Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário